quinta-feira, março 26, 2009

Livro ao calhas. Página 161. Quinta frase



Eu já sabia que esta coisa andava por aí. Tinha a esperança de que, se aguardasse com paciência, acabasse finalmente por chegar até mim, para eu abraçá-la. E chegou por via do inevitável Cálssio, claro, do qual gerações futuras cantarão loas e os gloriosos portentos. O desafio, conforme me foi colocado, consiste em escolher um livro ao calhas da estante, abri-lo na página 161 e dar a conhecer a quinta frase dessa página. A graça disto é vária: reproduzir um movimento de mão e leitura que se vai repetindo por diversos domicílios, partilhar um ou outro título mais obscuro que habite a nossa biblioteca, ou simplesmente satisfazer um qualquer estranho voyeurismo alheio. O perigo da coisa também não é menos evidente: uma pessoa submete-se às estranhas leis da aleatoriedade e se sai uma frase perfeitamente adequada ao estado de espírito presente ou apropriada à própria existência, não restará ao indivíduo outra solução que não o imediato suicídio perante o insustentável peso da coincidência. Como já terão percebido, por eu estar aliás a escrever estas linhas, desse perigo acabei eu por livrar-me. Fui de dedo em riste para a estante e calhou-me o Dai Nippon do nosso Wenceslau de Moraes, numa colorida edição brasileira com a chancela da Nórdica:
A proprietária do estabelecimento deu-nos do caso uma explicação plausível: o aposento destinado às damas achava-se em concertos.

Gostava de passar o desafio a outra gente, como parece aliás ser da praxe, mas não tenho amigos com blogs.

3 comentários:

Daniel C.da Silva disse...

Por falar em desafios se quiseres tens um no meu blogue ;)

Vi o teu na diagonal mas tenho de explora-lo melhor. So far so good.

Mas poder-te-ia pedir a funcionalidade de "seguir" para nao perder este blogue?

Um abraço

Francisco Norega disse...

Quando abres a tua página do blogger.com, Daniel, tens um espaço dos blogs que estás a seguir. Em baixo, é só carregar no adicionar blog e pôr lá o url ;)

An7ónio disse...

Como assim, "não tenho amigos com blogs"?