terça-feira, novembro 09, 2004

O Wertheimer não tinha qualquer outra opção senão matar-se depois que a irmã o deixou, pensava eu. Quis publicar um livro mas nunca o chegou a fazer, porque estava continuamente a fazer alterações no manuscrito, e fez tantas e tão grandes que, por fim, do manuscrito já nada restava, a alteração do manuscrito nada mais era do que a eliminação total do manuscrito, do qual por fim nada mais ficou do que o título O Náufrago. Agora tenho apenas o título, disse-me ele, assim é que está bem. Não sei se terei forças para escrever um segundo livro, parece-me que não, dissera ele, se O Náufrago tivesse sido publicado, disse ele, pensei, teria sido obrigado a matar-me.

THOMAS BERNHARD, O Náufrago

1 comentário:

sonia a. mascaro disse...

Olá,
Descobri o seu blog por acaso... procurando no Google apenas por curiosidade uma citação de Thomas Bernhard, do livro O Náufrago. Autor que gosto muitíssimo!

Gostei muito do seu espaço, e na verdade ele tem uma proposta parecida com a do meu novo blog
Leituras. Tendo tempo, gostaria de sua visita no meu blog principal (no qual estou dando um tempo), Leaves of Grass. Lá você terá entre outros temas, muitas imagens do Brasil.
Até mais.